Sobre este livro:
O autor dos onze contos, delegado de polícia, certamente baseou suas histórias ou a maior parte delas em sua longa experiência como plantonista, onde a matéria-prima é o ser humano, em regra os mais pobres e mais aflitos, marginalizados, que sem muito melindres vão a uma delegacia e narram situações trágicas, grotescas e hilariantes de suas vidas, talvez não tanto desejando soluções, mas almejando que alguém as ouçam e saibam que elas existem e que compartilhe de suas angústias.
1º conto - Um homem tem que ir a luta para ganhar a vida, perambulando toda madrugada; mas a luta não pára aí. Sua esposa teme que um dia ele não volte e a deixe só com as meninas. Quem é esse homem? Por que sua revolta? O homem repassa sua vida e revê todas suas derrotas e frustrações.
2º conto – Por que aquele homem pacato, gentil, saiu de sua cidadezinha para cometer aquele desatino?
3º conto – Um senhora telefona para o delegado e, em um diálogo bastante confuso, faz-lhe um pedido que o tira do sério.
4º conto – Um velhinho bem rabugento e de língua mordaz é um torcedor extremamente exigente e impiedoso com um time de veteranos.
5º conto – Numa viagem de ônibus de um bairro a outro, um ato de traquinagem traz à tona comentários constrangedores.
6º conto – Algo estranho e assustador aquele menino encontrou no quarto daquele idoso, seu amigo, numa noite em que o pegou dormindo.
7º conto - Uma notícia recebida antes da aposentadoria mudou inteiramente o comportamento e a vida de um funcionário público.
8º conto – Caso policial acerca de um indigente conhecido que é dado como morto.
9º conto – Passageiro de um trem lotado coloca suas partes íntimas para fora. No estado de pressão psicológica em que se encontrava, pode ser tachado de obsceno? Por que os guardas não o levaram para a delegacia?
10º - Um menino, filho de uma figura importante, é seqüestrado. O caso é resolvido pelo delegado e sua equipe e teve final feliz; mas algo mais ocorreu. O que é verdade, o que é mentira? O que há de normal ou anormal nas investigações?
11º - história de um menino largado na vida, na companhia de outro ainda menor, que tem um sonho: ser o melhor pescador de rã do brejo.