Sobre este livro:
Despertar o sonho de jovens ou simplesmente oferecer-lhes as bases necessárias para que o sonho seja transformado em realidade é uma das funções mais belas de um educador. Este livro surgiu tanto do coração desses jovens que desejam um mundo mais humano e sustentável quanto da leitura sistemática de autores como Nilson Lage, Muniz Sodré e Elias Machado.
Na disciplina Redação para Mídia Impressa, do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio da Bahia, os alunos, agora autores, conheceram a teoria do jornalismo impresso e buscaram colocá-la em prática, entrevistaram pessoas que desenvolvem práticas de sustentabilidade. Estas pessoas, então, também contribuíram com este sonho.
Todas as fontes entrevistadas desenvolvem trabalhos com o objetivo de construir um mundo mais consciente. Os textos compõem uma grande reportagem com o tema Sustentabilidade, que descortinam a aplicabilidade da Sustentabilidade na Psicologia, nas Artes, Construção Civil, Educação, Gestão Ambiental, Política e no Cotidiano.
O resultado corresponde à produção de alunos que estão no terceiro semestre do curso de Jornalismo e o que existe de mais valioso neste trabalho encontra-se no próprio processo de criação, pois eles procuraram as fontes diversas vezes, corrigiram os textos, refizeram, leram outras reportagens e conheceram o mundo apaixonante do fazer jornalístico. Perceberam as nuances dos textos, a preocupação com as fotos e legendas, ou seja, começaram a dar os primeiros passos nas técnicas jornalísticas, mas não esqueceram que essas técnicas não podem ser dissociadas de um pensamento mais consciente, de um profundo respeito às fontes e do papel social dos jornalistas no mundo contemporâneo.
A função social do jornalista foi realmente vivenciada, observando-se as práticas de sustentabilidade descritas nos nesta produção textual que compõe o livro Sustentabilidade em Foco: reportagens dos alunos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio da Bahia.