A HISTÓRIA DOS DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA / Um estudo folkcomunicacional

A HISTÓRIA DOS DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA / Um estudo folkcomunicacional

Sobre este livro:

A cultura popular tem inúmeras facetas e formas de manifestação presentes em nossa vida cotidiana. Quer por contornos festivos, pelas brincadeiras de criança, pela musica, pelo cordel, pelas histórias contadas de geração para geração, pelos mitos e lendas ou aquelas devocionais, permeadas por manifestações de fé e de devoção. Isso tudo evidencia a maneira como a folkcomunicação ajuda no entendimento dos vários cenários, dos múltiplos atores participantes da ação comunicativa e de suas interações com a cultura, dando significado peculiar à cultura popular.

Luis Beltrão propôs que o folclore fosse apreciado como linguagem do povo e não apenas como aspecto artístico. Ele explica que as mensagens camufladas na cultura popular são perfeitamente compreendidas pelos indivíduos que possuem aquela experiência comum, que é a condição essencial, para que seja estabelecido um processo comunicativo. O criador do termo folkcomunicação cita o ex-voto, como característica dessa linguagem.

É essa história de um povo, expressa na fé em Nossa Senhora, que é contada nessa publicação. É um livro que retrata uma parte significativa da cultura popular e de suas múltiplas formas de manifestações. Ao mesmo tempo, como uma matéria jornalística objetiva e verdadeira, permite que possamos conhecer e reconhecer as dificuldades e as agruras da falta de estrutura social da cidade, do mesmo modo que demonstra a simplicidade de um povo que sobrevive amparado na força da fé.

É uma publicação que deve ser lida por todos aqueles que têm nos estudos da folkcomunicação uma fonte de inspiração e de reconhecimento de sua própria história.