Sobre o autor:
Nasceu em 29-07-1935, na localidade de Santo André, município de Crateús – CE. Lá viveu até os 18 anos, trabalhando na agricultura familiar ao lado dos seus pais José Sobral e Maria das Mercês. Com a maioridade relativa, e solitário, “foi embora para a cidade grande”, no dizer daquela gente interiorana.
Vencendo adversidades de toda a sorte, que as circunstâncias da vida lhe cumularam, aos 40 anos de idade graduou-se em ciências contábeis e, através de concurso público, tornou-se militante auditor da gestão pública federal, durante largos anos, ocasião em que teve a oportunidade de conhecer, de perto, as virtudes e os pecados nos meandros da administração pública brasileira... Hoje, finalmente, está aposentado.
Um fato curioso, talvez “suigeneris”, e digno de nota. Nas condições peculiares em que viveu, naqueles rincões cearenses, graças a ajuda dos seus pais e de outros familiares, o autor, autodidata por excelência, aprendeu a soletrar as primeira palavras e a calcular os primeiros números. Depois, e sem a ajuda de ninguém, continuou pertinaz nos seus estudos e, consequentemente, amealhando um pouquinho do universo do saber.
De posse do certificado do primeiro e do segundo graus (antigo madureza ou artigo 99), em fevereiro de 1972, prestou vestibular para o curso de ciências contábeis da Universidade Católica de Goiás, com aprovação e classificação em primeiro lugar, ocasião em que, pela primeira vez em sua vida, matriculou-se num estabelecimento de ensino.